Minha empresa cresceu! Quais documentos devo enviar para a contabilidade?

Se você é empreendedor e notou que é hora de abrir seu CNPJ e ficar em dia com a Receita, aqui vamos apresentar algumas dicas para não deixar suas obrigações atrasarem.

Agora que tem uma empresa, você deve além de exercer a atividade que habitualmente já tinha domínio, deve aprender a ser um bom administrador.

1 – Abra uma conta de pessoa jurídica:

Um bom administrador deve separar as obrigações de sua empresa de suas obrigações pessoais, uma dica fácil é: conta física pague com a física, conta jurídica pague com a jurídica. Até porque confusão patrimonial pode se tornar algo grave e passível de punição.

2 – Mande os extratos regularmente para o seu contador:

Você administrador deve entender que necessita do trabalho em conjunto com o contador para avaliar a saúde de sua empresa, os extratos bancários ajudam o contador a entender se precisa mudar de estratégia para não pagar impostos a maior do que lhe é devido e você fica em conformidade com o governo.

3 – Se preciso, reveja o valor do serviço/produto a cobrar:

Peça para o seu contador uma alíquota aproximada do tributo para poder melhor precificar, com isso, tenha em mente uma margem de lucro aproximada do seu negócio.

Foto de Vitaly Gariev na Unsplash

Publicações

Leia também